NOTÍCIAS

Os 500 milhões de euros mais bem investidos da história

Os 500 milhões de euros mais bem investidos da história

O trabalho de uma fundação é aquele em que todos ganham, porque o seu esforço ajuda a fazer com que o mundo seja um lugar melhor.
Este sempre foi o principal objetivo da Fundación MAPFRE, uma entidade de 40 anos de existência que destinou, nos últimos dez anos, 500 milhões de euros para melhorar a qualidade de vida dos grupos menos favorecidos. Este orçamento, que cresceu inclusive durante os anos de crise económica, fez com que fosse possível realizar inúmeras atividades nos campos de educação, saúde e cultura, entre outros, para poder ajudar aqueles que estão excluídos e que têm menos recursos. O seu trabalho permitiu que oferecesse “segundas chances” a beneficiários de mais de 30 países, o que representou o segredo para mudar a sua trajetória e lhes oferecer um futuro melhor.
“Todos nós colaboradores nos sentimos orgulhosos do importante papel que a nossa Fundación realiza”, garante o presidente da Fundación MAPFRE, Antonio Huertas, que acredita que “graças à Fundación MAPFRE, podemos ser protagonistas e motores desse impulso de compromisso e esforço para ajudar aos outros”. Isto é feito principalmente por intermédio do programa de voluntariado que a MAPFRE e da sua Fundación, que incentivam em conjunto. Neste sentido, o presidente sublinha que a empresa se comprometeu a ter o melhor programa de voluntariado do mundo, “… porque queremos ser a empresa mais solidária do mundo. E a Fundación MAPFRE é o melhor suporte para isso”.
 
10 ANOS DE PROJETOS
A Fundación faz um balanço desses últimos dez anos. Qual foi a marca social deixada pela Fundación e qual impacto exerceu nesses cem milhões de pessoas que receberam o apoio? Destacamos os marcos mais significantes durante esse período.
  • Cooperação internacional - Abrange 830 projetos que conseguiram melhorar a vida de quase um milhão de pessoas, principalmente crianças e adolescentes, nesse período. Os números falam por si: mais de 55.000 crianças de 30 países receberam pelo menos uma refeição por dia e mais 79.000 aprenderam a cuidar da sua saúde e receberam assistência médica básica.
  • Estudos - Decisivo para quebrar o ciclo vicioso da pobreza, motivo pelo qual a Fundación se esforçou para que chegasse até cinco milhões de adolescentes por intermédio do programa Educa o Seu Mundo. Até agora, treinou mais de 5.000 professores em prevenção de acidentes, promoção de hábitos de vida saudável e conhecimentos financeiros, principalmente aqueles associados à poupança.
  • Invalidez - A Fundación MAPFRE facilitou a criação de 2.700 postos de trabalho para pessoas com deficiência intelectual e doenças mentais, uma hipótese para demonstrar à sociedade que estas pessoas, que geralmente sofrem exclusão social e desemprego por tempo indeterminado, são tão capazes como os demais cidadãos.
  • Pintura e fotografia - Na última década, 12 milhões de pessoas puderam visitar 300 grandes exposições de pintura, escultura e fotografia. 
  • Stop acidentes - A prevenção é imprescindível para evitar acidentes e, por isto, nos últimos 10 anos, aproximadamente 100 milhões de euros foram investidos na formação em segurança de trânsito para 2.800.000 crianças. Isto visa fazer com que sejam pedestres e ciclistas mais responsáveis e, no futuro, motoristas mais seguros.
  • Saúde - Alguns dos principais pilares deste campo foram promover a saúde física e mental, apostar nos avanços científicos e contribuir para que a sociedade possa conhecer e ser conscientizada sobre certas doenças, como a cardiovascular. Ao longo deste período, a Fundación investiu 79 milhões de euros para dar um impulso ao desenvolvimento de terapias celulares, desenvolver aplicações para salvar vidas na área desportiva, e disponibilizar regras de ação em casos de alguém se engasgar, afogamento e paragem cardíaca. Além disso, ajudou a melhorar os hábitos saudáveis de mais de dois milhões de crianças em 15 países.
  • Seguros para todos - A Fundación MAPFRE não se esquece de onde veio e preocupa-se em divulgar a cultura financeira, principalmente aquela relacionada com os seguros. Para isso, possui o centro de documentação de seguros no idioma espanhol mais importante do mundo, e investiu 22 milhões de euros para realizar 650 projetos de pesquisa e contribuir para fomentar o talento e a especialização de mais de 1.000 profissionais do setor.
  • Espírito solidário - Ser voluntário significa vivenciar e curtir instantes ímpares e demonstrar que, se todos derem uma pequena participação em ajudar aqueles que sofrem as maiores desigualdades, o mundo será muito diferente. Isto justifica o facto de a Fundación estar a envolver há anos os seus funcionários e familiares a participarem de recolhas, auxiliar refeitórios sociais, pintar albergues, limpar praias contaminadas e brincar com crianças que sofrem doenças graves e estão internadas em hospitais. Nos últimos 10 anos, os voluntários da MAPFRE ajudaram um milhão de pessoas de poucos recursos e em situação de vulnerabilidade.
DESAFIOS
Nos próximos anos, a Fundación MAPFRE pretende continuar a focar-se nestes grupos que mais sofrem com falta de emprego e de exclusão social, visando fazer com que encontrem uma vaga de trabalho e possa receber um voto de confiança da sociedade. A educação e a cultura, que são imprescindíveis para o desenvolvimento, também estarão entre os objetivos. Isto será fomentado por meio de bolsas de estudos e cursos voltados para alunos e professores, bem como de grandes exposições de arte contemporânea, o que fez com que seja uma referência internacional. A segurança no trânsito, um fator decisivo na redução do índice de sinistralidade, continuará na agenda na próxima década. A Fundación continuará a conscientizar os motoristas, sob o lema Objetivo Zero, para não tomarem decisões erradas, como não respeitar os limites de velocidade, consumir álcool e usar o telemóvel, quando estiverem ao volante. Do mesmo modo que nestes últimos anos, continuará conscientizar a opinião pública sobre as principais preocupações sociais, a fim de aumentar a solidariedade e generosidade através de parcerias, de voluntariado e de donativos.